domingo, 14 de agosto de 2011

Grupo de leitura 2/2011 - Crises e transformações da família na narrativa latino-americana contemporânea:



Fonte: GELBC

No início do século XXI, já é lugar comum afirmar que a família, essa jovem instituição, está em crise. Apesar de ser um tema pouco tratado nas resenhas e pesquisas sobre a literatura contemporânea, os romances, com frequência, tratam-no com destaque. A proposta de discussão para o Grupo de Leitura do GELBC no 2/2011 é: Crises e transformações da família no romance latino-americano contemporâneo.
O romance moderno teve um papel importante no período pós-colonial latino-americano. A narrativa que na Europa legitimava a burguesia enquanto classe dominante aqui buscava por um lado elaborar um imaginário letrado para as recém-criadas nações e, por outro, consolidar uma elite dirigente nesse mesmo imaginário. Nesse sentido, a instituição da família, ela também uma invenção da modernidade, ocupou um espaço importante nessas narrativas, seja como alegoria para os laços sociais que vinham sendo atados ou como espaço socioafetivo em que elas se desenvolveram. Quando, ao longo do século XX, esses laços sociais começaram a ser desatados e à medida que a psicologia e as ciências sociais avançaram na compreensão da dimensão da família na constituição do sujeito, a literatura seguiu discutindo suas transformações.
A fim de discutir o modo como a literatura latino-americana contemporânea tem tratado do tema da família, retomaremos as atividades no dia 03 de setembro de 2011. Serão 7 encontros em que serão discutidas obras brasileiras e hispano-americanas publicadas recentemente.
As inscrições estão abertas a todos os interessados pelo e-mail grupodeleituraunb@gmail.com. Lembramos que as vagas são limitadas e que o prazo final para encaminhar a ficha de inscrição é 01/09.


Cronograma dos encontros


03/09 Galileia, de Ronaldo Correia de Brito (Alfaguara, 2008)


17/09 História do pranto, de Alan Pauls (Cosac Naify, 2008)


01/10 Antonio, de Beatriz Bracher (Ed. 34, 2007)


22/10 Azul corvo, de Adriana Lisboa (Rocco, 2010)


05/11 Elvis e Madona, de Luis Biajoni (Língua Geral, 2010)


19/11 Viúvas das quintas-feiras, de Claudia Piñeiro (Alfaguara, 2007)


03/12 O lugar escuro, de Heloisa Seixas (Objetiva, 2007)



Nenhum comentário:

Postar um comentário