quarta-feira, 18 de agosto de 2010

I Colóquio Nietzsche no Cerrado

Fonte: UFG

I Colóquio Nietzsche no Cerrado



O I Colóquio Nietzsche no Cerrado, a ser realizado nos dias 18, 19 e 20 de agosto de 2010, na Universidade Federal de Goiás, reunirá alguns dos mais importantes pesquisadores brasileiros da obra do pensador alemão Friedrich Nietzsche. Além disso, o evento contará com a presença de importantes estudiosas da obra nietzscheana da América Latina. O evento insere-se em um virtuoso ciclo de estudos da obra desse pensador, já há algum tempo desencadeado em nosso país, que abriga entre seus pressupostos fundamentais a compreensão de que a obra nietzscheana não pode ser adequadamente compreendida sem que se a situe na tradição filosófica com que Nietzsche dialogou, nem sem que se a leia no horizonte do rigor filológico e filosófico também cultivado pelo filósofo.
O colóquio é parte, ademais, do esforço da Faculdade de Filosofia da UFG, tanto por meio de sua graduação quanto de seu mestrado, por consolidar-se em sua região, mas não apenas, como centro de produção filosófica de qualidade, aspirando impactos promissores tanto na produção filosófica quanto na formação de pessoal qualificado. O colóquio beneficia-se de uma já estabelecida rede de colaboração entre vários pesquisadores brasileiros da obra de Friedrich Nietzsche, materializada em grupos de trabalho, eventos, publicações etc.


INSCRIÇÕES


Professores e pós-graduandos interessados em apresentar comunicação no I Colóquio Nietzsche no Cerrado devem enviar, até o dia 19 de julho de 2010, uma proposta de trabalho de 400 a 600 palavras para o endereço eletrônico nietzschenocerrado@yahoo.com.br. O resultado da seleção dos trabalhos será divulgado no dia 26 de julho de 2010.





PROMOÇÃO: Mestrado em Filosofia e Faculdade de Filosofia da UFG. APOIO: Capes

COMISSÃO ORGANIZADORA: Adriana Delbó (UFG), Adriano Correia (UFG)

CONFERENCISTAS E PALESTRANTES CONFIRMADOS


André Itaparica (UFRB)

Anna Hartmann Cavalcanti (UNIRIO)

Henry Burnett (UNIFESP)

Ivo da Silva Junior (UNIFESP)

Jorge Viesenteiner (PUC-PR)

Márcio Benchimol (UNESP)

Márcio Silveira (UFBA)

Miguel Angel Barrenechea (UNIRIO)

Monica Cragnolini (UBA-Buenos Aires)

Oswaldo Giacoia Jr. (Unicamp)

Rogério Lopes (UFMG)

Rosa Maria Dias (UERJ)

Scarlett Marton (USP)

Vânia Dutra de Azeredo (PUC-Campinas)

Nenhum comentário:

Postar um comentário